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Política Pública de Redução e Prevenção dos Conflitos e da Violência em Ambiente Escolar no Estado do Mato Grosso, no período de 2003-2010, e os reflexos nas escolas estaduais do município de Cárceres

On fevereiro 12, 2016, Posted by , In Teses, With No Comments

Este trabalho busca compreender o processo de formulação da política pública de prevenção e redução dos conflitos e da violência escolar do Estado de Mato Grosso durante o período de 2003 a 2010. Apresenta em seu contexto a distinção dos princípios, as diretrizes e as orientações educacionais e/ou de segurança que visam as políticas de redução e prevenção da violência no ambiente escolar; identifica as alianças, os modelos, os discursos e as concepções subjacentes que compõem a formulação das iniciativas públicas de redução e prevenção da violência e justificam a aproximação entre a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso (SEJUSP) na elaboração das mesmas para identificar os critérios de implantação das políticas públicas de enfrentamento da violência em ambiente escolar.
No período de 2003/2010 a filosofia da Polícia Comunitária orientou as ações da SEJUSP para as escolas, com a presença dos agentes de segurança pública nos estabelecimentos de ensino, sem que para tal houvesse a solicitação formal da escola, mas a partir dos projetos e programas sociais e educacionais elaborados e executados pela SEJUSP, e mesmo os projetos, programas e ações para atuar na redução e prevenção da violência no ambiente escolar originárias da Secretaria de Educação possuíam desenho policial.

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