Home  >>  Publicações  >>  Teses  >>  A Influência da Reforma Gerencial sobre a cultura de uma Organização Pública

Teses

A Influência da Reforma Gerencial sobre a cultura de uma Organização Pública

On fevereiro 12, 2016, Posted by , In Teses, With No Comments

Como articular recursos diversos impregnados pela ideologia gerencial na tentativa de viabilizar uma mudança na cultura dos seus servidores? Os processos implantados pela alta gestão foram capazes de efetuar transformações culturais conforme previam as diretrizes da reforma gerencial?

O objetivo desta pesquisa foi investigar os efeitos da Reforma Gerencial sobre a cultura organizacional em uma organização pública brasileira. Para a realização do estudo, o processo de modernização da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia foi analisado, que procurou transformar a sua cultura organizacional para torná-la mais eficiente, eficaz e voltada para resultados.
No que se refere à mudança cultural, a ambigüidade na interpretação dos elementos inseridos na organização e a visão que os servidores possuem sobre o estado parecem contribuir como dificultador para a aderência dos servidores aos pressupostos trazidos pela reforma gerencial, o que em certa medida permite concluir que a organização ainda é fortemente marcada por valores que estão presentes nos modelos de administração patrimonialista e burocrático, demonstrando ainda um distanciamento em relação aos valores culturais que se relacionam ao modelo gerencial de administração pública.

Clique e leia mais.