Home  >>  Publicações  >>  Cartilhas ou Manuais  >>  Manual de Processos Estratégicos

Cartilhas ou Manuais

Manual de Processos Estratégicos

Este Manual fala sobre como gerenciar processos, atividade essa importante para a boa execução do trabalho, seja no setor público ou privado. Gerenciar Processos implica em definir, analisar e gerenciar as melhorias no desempenho das organizações, com a finalidade de atingir condições ótimas para os clientes, os cidadãos. Nesse sentido, este Manual aponta para três objetivos principais: tornar os processos mais eficazes, para que possam produzir os resultados que deles se esperam; tornar os processos mais eficientes, minimizando o uso de recursos e aprimorando os resultados que ele produz; e tornar os processos adaptáveis, tornando-os capazes de serem modificados conforme as necessidades variáveis do cliente e da organização à qual pertencem (HARRINGTON,1993).

Cuidar dos processos organizacionais é um meio de se favorecer a implementação da estratégia da organização, focando no que realmente interessa – o trabalho. Assim, gerir processos confere à organização maior poder de gestão, uma vez que ela passa a contar com indicadores de desempenho, definição clara de atribuições e responsabilidades, uniformização do entendimento e métodos de trabalho, bem como potencializa a gestão do conhecimento e melhora o fluxo de informações.

Este Manual apresenta, portanto, um aperfeiçoamento do seu modo de trabalhar, o que, consequentemente, resulta na entrega de produtos de maior qualidade aos seus clientes ou para os cidadãos.

Clique aqui para baixar o manual de Processos Estratégicos.