Home  >>  Publicações  >>  Artigos  >>  Análise de alternativas de transporte de passageiro em relação ao custo e tempo de viagem

Artigos

Análise de alternativas de transporte de passageiro em relação ao custo e tempo de viagem

O planejamento de transportes deve levar em conta a qualidade de vida da comunidade e de seus usuários. Acredita-se que o custo e a qualidade do serviço ofertado são fatores decisórios no processo de escolha das alternativas pelos usuários. Sendo assim, o estudo apresenta um procedimento para o entendimento da escolha modal de transporte de passageiros com base em dois atributos: tempo e custo de viagem.

O objetivo deste trabalho visa, por meio de uma análise de sensibilidade, compreender o provável comportamento de passageiros quanto às suas alternativas, por meio de permutação de opções de transportes coletivo e/ou individual. A aplicação do procedimento metodológico potencializa a compreensão do comportamento de passageiros diante de suas possibilidades disponíveis de transporte. A ferramenta Análise de Sensibilidade permite aos planejadores de transportes perceber que a escolha da alternativa de transporte está intimamente relacionada à renda familiar do indivíduo transportado.

Clique aqui e leia na íntegra.