Home  >>  Pauta do dia  >>  SAMU de Teresina é pioneiro no Nordeste ao utilizar a Sistematização de Enfermagem nas ambulâncias

Pauta do dia

SAMU de Teresina é pioneiro no Nordeste ao utilizar a Sistematização de Enfermagem nas ambulâncias

Em muitos casos os cidadãos concordam que o sistema de saúde não prioriza a saúde do paciente, e sim a doença. Iniciativas de prevenção dificilmente são realmente implementadas, mantendo a ordem de ação reativa. Para aqueles que precisam de utilizar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, também conhecido como…

On outubro 20, 2016, Posted by , In Pauta do dia, By ,,, , With No Comments

Em muitos casos os cidadãos concordam que o sistema de saúde não prioriza a saúde do paciente, e sim a doença. Iniciativas de prevenção dificilmente são realmente implementadas, mantendo a ordem de ação reativa. Para aqueles que precisam de utilizar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, também conhecido como SAMU, a correlação entre urgência e melhoria do atendimento dificilmente ocorre, dado que o chamado em si já envolve uma situação em que o indivíduo está com a sua saúde em risco. Porém o SAMU de Teresina, no Piauí implantou a metodologia de Sistematização de Enfermagem, gerando interesse nas demais cidades do país em prestar com a devida atenção os serviços de enfermagem.

O SAMU e a Sistematização de Enfermagem

De acordo com o Ministério da Saúde o SAMU – 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo a morte. Trata-se de um serviço pré-hospitalar, que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível. O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, e conta com equipes que reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Já a ideia de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é entendida como uma metodologia para organizar e sistematizar o cuidado com o paciente que já encontra-se sob urgência médica. O objetivo do uso da SAE é identificar as situações e as necessidades de cuidados de enfermagem, bem como subsidiar as intervenções de um profissional da enfermagem que atua no SAMU – 192. Unificar o SAE nos atendimentos do SAMU é pertinente frente a possibilidade de que tais ações mudem a situação saúde-doença do indivíduo.

Em Teresina, no Piauí

Na cidade de Teresina, capital do Piauí, os enfermeiros que trabalham nas ambulâncias de suporte avançado utilizam o método SAE de forma a melhorar a prescrição da enfermagem para o paciente antes mesmo que a ambulância chegue ao hospital. Com esta iniciativa, a capital piauiense é a pioneira na região Nordeste do Brasil a utilizar a metodologia, qualificando a assistência pré-hospitalar na cidade. Percebe-se que mesmo na urgência pré-hospitalar os cuidados são valiosos e necessários afinal todo paciente merece receber de forma organizada seu diagnóstico e o profissional da saúde também merece atuar da melhor forma e praticar a melhor consulta de enfermagem. Tais fatores juntos melhoram a qualidade da assistência, que fica mais segura, sistematizada e mais produtiva.