Home  >>  Pauta do dia  >>  Projeto Paranaense é destaque em mostra nacional de experiências exitosas

Pauta do dia

Projeto Paranaense é destaque em mostra nacional de experiências exitosas

Cerca de três mil participantes, de todas as unidades federativas do Brasil, participaram entre os dias 28 e 30 de junho, em Brasília, da 15ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi). Reconhecido como um dos melhores programas de apoio à vigilância em saúde…

Cerca de três mil participantes, de todas as unidades federativas do Brasil, participaram entre os dias 28 e 30 de junho, em Brasília, da 15ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi).

Reconhecido como um dos melhores programas de apoio à vigilância em saúde de todo o país, o VigiaSUS, programa do Governo do Paraná, foi tema de um dos painéis de debates. Atualmente, o Paraná é um dos poucos estados do país que destina recursos próprios para fortalecer o setor, tanto no âmbito municipal, quanto estadual.

A Expoepi é uma iniciativa da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e neste ano, os participantes tiveram a oportunidade de visitar 17 painéis temáticos, 15 mostras competitivas, duas mesas redondas e 13 sessões de pôsteres. Durante o encontro, foram apresentados 782 trabalhos e experiências. A mostra é reconhecida por difundir os serviços de saúde do SUS que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de importância para a saúde pública.

A vigilância em saúde

A Vigilância em Saúde compreende cinco áreas:
Vigilância sanitária (controle de produtos e serviços de interesse à saúde);
Vigilância epidemiológica (análise da situação de saúde, controle de doenças transmissíveis e não-transmissíveis);
Vigilância em saúde ambiental (água, lixo, rejeitos, contaminantes químicos, vetores, zoonoses e animais peçonhentos);
Vigilância em saúde do trabalhador;
Promoção da saúde.

O que é o VigiaSUS?

O VigiaSUS é um programa estadual que visa fortalecer e qualificar as ações de Vigilância em Saúde em todos os municípios do Paraná, e é estruturado em três componentes estratégicos: i) incentivos financeiros aos municípios para investimentos em capital e custeio das ações de Vigilância em Saúde; ii) educação permanente voltada para os municípios e regionais de saúde com cursos de atualização e pós-graduação em Vigilância em Saúde; iii) e estruturação dos serviços próprios de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde.

Ao todo, já foram aplicados mais de R$ 149 milhões no programa estadual. Baseado em uma política de apoio às prefeituras, a iniciativa garante recursos de custeio e capital e ainda oferece uma série de cursos e capacitação para fortalecer as equipes que atuam no setor. “A vigilância em saúde é uma ação indelegável do poder público e por isso deve ser tratada como prioridade dos gestores”, disse o secretário estadual da saúde, Michele Caputo Neto..

Dentro do VigiaSUS também foram elencadas estratégias específicas para assegurar a proteção da saúde da população. Entre elas está o “Saúde do Viajante”, uma política dedicada a fortalecer a estrutura de atendimento de cidades que recebem um grande número de turistas e viajantes. Desde 2014, cerca de R$ 31 milhões foram aplicados na iniciativa. “Com o VigiaSUS, criamos um verdadeiro bloco estadual de financiamento para os municípios, que em muitas vezes chega até a ser maior do que valor repassado pela União. Trata-se de algo inédito, que tem transformado a vigilância em saúde do Paraná”, afirmou o secretário.