Home  >>  Pauta do dia  >>  O Esporte é exemplo de como fazer gestão

Pauta do dia

O Esporte é exemplo de como fazer gestão

O Brasil recebe milhares de turistas e atletas interessados em esportes olímpicos, além dos moradores da cidade do Rio de Janeiro que são diretamente impactados. A gestão deve cumprir seu papel para que tudo ocorra com a devida qualidade. Associe Suor a Resultado Gestão não pode ser somente a delegação…

O Brasil recebe milhares de turistas e atletas interessados em esportes olímpicos, além dos moradores da cidade do Rio de Janeiro que são diretamente impactados. A gestão deve cumprir seu papel para que tudo ocorra com a devida qualidade.

Associe Suor a Resultado

Gestão não pode ser somente a delegação de tarefas. Dar exemplo por meio de características como disciplina, respeito, força de vontade e resiliência não é algo que somente os esportistas carregam consigo todos os dias. Melhorar a gestão é tal como vencer um campeonato: é necessário preparação e desenvolvimento diário para colher os resultados.

Vencer concorrentes sem trapaças

No mundo esportivo, vários são os casos de pessoas que acabam optando pelo chamado dopping, ou seja, o uso de hormônios ou outras substâncias para alcançar bons resultados e melhorar a performance. Na gestão pública o “jeitinho” não deve existir e realizar boas políticas públicas perpassa pela ideia de valores: a máquina pública deve funcionar a favor do cidadão de forma transparente e não de forma corruptiva ou superfaturada para alcançar uma boa performance mentirosa.

Há esportes que se joga sozinho, outros em equipe

Associar uma boa gestão ao esporte é tal como pensar em um time. As equipes que planejam, implementam e avaliam políticas públicas devem ter em mente a importância do alinhamento e do trabalho em equipe. O Governador é peça chave na gestão, assim como o CEO nas empresas, mas as pessoas que estão dentro dos hospitais, escolas e demais locais em que a política pública acontece devem ser considerados.

Conteúdo baseado em  Especial Olimpíadas: Lições dos esportes influenciam a gestão.