Home  >>  Pauta do dia  >>  Goiás é exemplo no combate à criminalidade

Pauta do dia

Goiás é exemplo no combate à criminalidade

Divulgado na última quarta-feira (05) pelo Observatório da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, números que comprovam que todas as 12 modalidades de delitos pesquisadas no estado apresentam declínio nos seis primeiros meses de 2017 na comparação com igual período do ano passado. O número de homicídios…

Divulgado na última quarta-feira (05) pelo Observatório da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, números que comprovam que todas as 12 modalidades de delitos pesquisadas no estado apresentam declínio nos seis primeiros meses de 2017 na comparação com igual período do ano passado.

O número de homicídios teve declínio de 16,74%. Estupros e tentativas de homicídios caíram, respectivamente, 21,20% e 27,83%. Também houve queda nos números de latrocínios (-51,49%), roubos a transeunte (-24,55%), roubos de veículos (-28,04%), roubos ao comércio (-30,36%), roubos a residência (-21,20%), furtos de veículos (-20,28%), furtos ao comércio (-17,46), furtos a transeuntes (-28,48%) e furtos a residências (-0,52%).

O que Goiás tem feito para reduzir os índices de criminalidade?

Integração, inteligência e estruturação. Estes são os princípios gerais que orientam todo o planejamento e a execução das ações por parte da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária.

Integração mediante a implementação de metodologia de ação integrada das forças de segurança pública, a partilha de responsabilidades e a aproximação com a população. Inteligência, através da articulação e emprego de tecnologia. Estruturação através da recomposição, valorização e capacitação do efetivo, estruturação física e material das forças de segurança pública.

Para o Secretário de Estado de Segurança Pública de Goiás, Ricardo Balestreri, a queda nos índices de criminalidade é motivo de orgulho para as forças de segurança pública do Estado. “Estão sendo empregados bons métodos, técnicas avançadas. O Governo de Goiás investe em um trabalho técnico, racional e científico no combate à criminalidade”.

Elogio do Secretário nacional de Segurança Pública

O secretário nacional de Segurança Pública, general Carlos Alberto Santos Cruz, afirmou na última sexta-feira, 07 de julho, em visita à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária em Goiânia, que Goiás conta com “diversas ações que são referência” em combate ao crime. O militar veio conhecer mais detalhes sobre o Pacto Integrador de Segurança Pública.

Segundo ele, a integração proposta pelo pacto é fundamental para coibir a criminalidade. “Órgãos governamentais devem estar alinhados e realizar um trabalho forte e conjunto contra o crime organizado. Viemos aqui para conhecer a fundo essas ações e colher experiências goianas que possam ser aplicadas nacionalmente”, explicou.
O secretário Balestreri, que também preside o Pacto, ressaltou que as ações têm como base um acordo de cooperação entre os estados partícipes para a atuação conjunta nos serviços de inteligência, planejamento e operações táticas dentro e fora dos seus territórios. Atualmente, 21 estados participam do grupo.