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Pauta do dia

Empresas usam tecnologia para alcançar clientes e manter serviços a preços competitivos

O Brasil vem acompanhando novas formas de se fazer negócio, principalmente com o advento da tecnologia. Os chamados empreendedores conseguem captar novos clientes através da apresentação de ferramentas e soluções tecnológicas para empresas com baixo orçamento. O lado positivo é que essas pequenas empresas passam a ter acesso a formatos…

On outubro 17, 2017, Posted by , In Pauta do dia, By ,, , With No Comments

O Brasil vem acompanhando novas formas de se fazer negócio, principalmente com o advento da tecnologia. Os chamados empreendedores conseguem captar novos clientes através da apresentação de ferramentas e soluções tecnológicas para empresas com baixo orçamento. O lado positivo é que essas pequenas empresas passam a ter acesso a formatos de tecnologia para a melhoria de seus processos que antes não eram acessíveis.

O que é vendido?

Pequenas empresas usam o conhecimento de empreendedores para ter acesso a serviços como contabilidade, serviços jurídicos, compliance (que é o ato de estar de acordo com atos normativos internos e externos) além de controle internos de anticorrupção. O modelo proposto pelos empreendedores é o chamado B2B, traduzindo para o português “de negócio para negócio”, termo comumente usado para nomear os negócios que ocorrem entre empresas.

O formato desta venda também é modificado frente a capacidade de adaptação dos empreendedores. Algumas empresas conseguem oferecer aos clientes menores formas de pagamento diferenciadas, como pacotes de serviços. Algumas empresas, inclusive, colocam parte da sua empresa no negócio deixando aberta a possibilidade do cliente se tornar um sócio.

O serviço de assessoria jurídica é um dos serviços com bom retorno para os empreendedores e, sem dúvida, com retorno de segurança jurídica para os clientes. A Empresa Nós 8 atendeu, em 2015, mais de mil empresas através da assessoria jurídica.

Outro aspecto positivo é garantir que o cliente esteja do lado daqueles que possuem expertise naquilo que o cliente não tem. Esta estratégia entre os empreendedores é fundamental frente a possibilidade de complementação das competências do empreendedor através de serviços que nem todos empreendedores possuem conhecimento absoluto.

Ainda temos a informalidade alta

Ter ciência de que pequenas empresas podem ter acesso a serviços que antes não teriam é uma notícia boa e um avanço positivo para o desenvolvimento econômico. Contudo, é importante lembrarmos que no Brasil ainda há alta informalidade em alguns setores, sendo necessário avançar em etapas iniciais do processo. Frente a impostos altos, dificuldades de se compreender como se dá o processo de abertura e fechamento de empresas, muitos decidem se manter informais. Aqueles que já superaram este passo possuem uma boa janela de oportunidades em conjunto aos empreendedores que focam na facilitação das atividades meio de uma empresa, garantindo que a pequena empresa possa focar no seu produto por completo.