Home  >>  Pauta do dia  >>  Efeitos dos indicadores de qualidade da gestão pública municipal, baseados na LRF e nos indicadores de desenvolvimento dos municípios brasileiros: uma análise de dados em painel

Pauta do dia

Efeitos dos indicadores de qualidade da gestão pública municipal, baseados na LRF e nos indicadores de desenvolvimento dos municípios brasileiros: uma análise de dados em painel

O objetivo principal da presente pesquisa foi avaliar os efeitos dos indicadores de qualidade da gestão fiscal pública municipal, baseados na LRF (IFGF – Índice FIRJAN de Gestão Fiscal), nos indicadores de desenvolvimento dos municípios brasileiros (IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal). Os dados foram de mensuração anual, secundários,…

On outubro 19, 2016, Posted by , In Pauta do dia, With No Comments

O objetivo principal da presente pesquisa foi avaliar os efeitos dos indicadores de qualidade da gestão fiscal pública municipal, baseados na LRF (IFGF – Índice FIRJAN de Gestão Fiscal), nos indicadores de desenvolvimento dos municípios brasileiros (IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal). Os dados foram de mensuração anual, secundários, dispostos em um painel referente aos anos de 2006 a 2011.

shutterstock_425326012

Por meio da análise descritiva dos dados, a perspectiva temporal dos municípios brasileiros de desenvolvimento médio moderado e indicadores de qualidade de gestão fiscal pública municipal foram considerados de gestão em dificuldade a crítica, excluindo-se o custo da dívida e gastos com pessoal, variáveis que são mais observadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal pelos municípios ao longo do tempo. Observou-se que os municípios apresentam oscilações temporais nos investimentos públicos municipais, em períodos cíclicos cujas trajetórias coincidem com períodos antes das eleições. Os resultados das regressões de dados em painel evidenciaram que o desenvolvimento municipal pode ser explicado em 33,75 % pelo IFGF em conjunto com o PIB per capita municipal.

Saiba mais: http://migre.me/vhJUn