Home  >>  Pauta do dia  >>  Conselho Superior no município de São Paulo: a atitude de Dória pode servir de exemplo para outras prefeituras?

Pauta do dia

Conselho Superior no município de São Paulo: a atitude de Dória pode servir de exemplo para outras prefeituras?

Recém eleito prefeito da cidade de São Paulo, maior cidade brasileira, João Doria tomou uma atitude um tanto como inusitada na política brasileira, convidou todos os ex-prefeitos vivos pós Constituição de 1988 para compor um Conselho Superior da Cidade. A ideia é que essas pessoas possam, junto com o prefeito…

On outubro 19, 2016, Posted by , In Pauta do dia, With No Comments

Recém eleito prefeito da cidade de São Paulo, maior cidade brasileira, João Doria tomou uma atitude um tanto como inusitada na política brasileira, convidou todos os ex-prefeitos vivos pós Constituição de 1988 para compor um Conselho Superior da Cidade.

A ideia é que essas pessoas possam, junto com o prefeito e com a experiência que têm, buscar soluções para a cidade. Doria ao explicar os objetivos do Conselho afirmou: “Será o conselho superior, que irá se reunir três a quatro vezes por ano, para discutir os grandes temas e os grandes problemas e as grandes soluções para a cidade. Estou muito feliz, com todos que fiz o convite e prontamente aceitaram. Entendo que essa é uma forma republicana de administrar a cidade, onde cada um ofereceu a sua contribuição, o seu talento, o seu esforço”. Segundo a assessoria de imprensa do tucano, Gilberto Kassab (PSD), Luiza Erundina (PSOL), Fernando Haddad (PT), Marta (PMDB) e Paulo Maluf (PP) já aceitaram o convite para compor o conselho. O ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB), também foi convidado, mas ainda não se posicionou sobre sua participação.

shutterstock_361999679

O conselho formado por ex-prefeitos atuará como uma consultoria na tomada de decisões e também terá papel de crítico da gestão Doria. A senadora Marta Suplicy afirmou inclusive, que a experiência de tantos prefeitos, certamente, contribuirá para discussões enriquecedoras e propiciará melhor gestão das políticas públicas.

As boas práticas passadas podem ser importantes faróis que ajudarão a guiar a nova gestão da prefeitura paulistana. Se funcionar, tornar-se um exemplo para os prefeitos e prefeituras de todo o Brasil.