Home  >>  Fique Ligado  >>  Ferramenta lançada pelo Banco do Brasil reúne indicadores municipais

Fique Ligado

Ferramenta lançada pelo Banco do Brasil reúne indicadores municipais

On outubro 6, 2017, Posted by , In Fique Ligado, By , , With No Comments

Um dos grandes desafios da gestão pública municipal é equilibrar as demandas da sociedade com os recursos disponíveis, melhorando efetivamente a vida das pessoas. Para conseguir atender às necessidades da população com eficiência e agilidade, a administração municipal necessita , além de uma equipe qualificada, de soluções que auxiliem na gestão de bens, serviços e recursos públicos.

Com o surgimento das mais variadas tecnologias houve, consequentemente, um aumento impressionante da complexidade de negócios e do volume de dados, fazendo surgir diversas ferramentas com capacidade de fazer de forma ágil, flexível e precisa análises e projeções.

Para o setor público, que possui diversas frentes de atuação e a produção de uma quantidade enorme de dados, a utilização de ferramentas de big data especialmente preparadas para lidar com grandes volumes de dados de forma que toda e qualquer informação nestes meios possa ser encontrada, analisada e aproveitada em tempo hábil, permite com que governos de qualquer esfera da federação consigam diagnosticar o andamento de suas diversas políticas públicas e priorizar as políticas públicas mais frágeis no território.

A união de dados das mais variadas fontes se torna cada dia mais importante. No Brasil, já temos diversos exemplos de ferramentas gratuitas, que trabalham com dados abertos, e permitem com que governos e cidadãos consigam analisar o andamento das políticas públicas nas localidades. Algumas das ferramentas trabalham com informações de diversas áreas de conhecimento, como o IBGE Cidades e o dataviva, e outras são focadas em uma única política pública, como o Qedu na área de educação, por exemplo.

A mais nova ferramenta de big data e visualização é ligada ao Banco do Brasil, que lançou recentemente o BB Integra, um Portal que reúne dados abertos sobre os municípios brasileiros em diversos eixos em um único ambiente. Os eixos são os seguintes: Gestão Pública, Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Socioambiental, Educação e Saúde.

Utilizando-se de diversas fontes de informações, o Portal permite que cidadãos e gestores consigam ter de forma fácil e eficiente um retrato das políticas públicas nestas frentes. Para o cidadão, esta é mais uma ferramenta que permite que se exerça o controle social. Vamos lá, pratique.

Confira:

BB Integra
Infowester