Home  >>  Fique Ligado  >>  Concurso premia reportagens sobre combate à fome

Fique Ligado

Concurso premia reportagens sobre combate à fome

On julho 25, 2017, Posted by , In Fique Ligado, With No Comments

Até 31 de julho, jornalistas, cinegrafistas e fotógrafos podem inscrever reportagens num concurso da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) sobre o direito a alimentação. Vencedores ganharão uma viagem — com passagens e estadia pagas — para Montevidéu, onde apresentarão seus trabalhos para mais de mil legisladores das Frentes Parlamentares contra a Fome na América Latina e no Caribe.

O concurso conta com três categorias — imprensa escrita, audiovisual e fotojornalismo. Repórteres podem inscrever matérias que tenham sido publicadas ou transmitidas nos meios de comunicação — impresso, internet, televisão ou rádio — entre 1º de janeiro de 2016 e 14 de julho de 2017. Trabalhos deverão abordar o direito humano a alimentação, explorando um ou mais dos temas abaixo:

  • Redução das perdas e desperdícios de alimentos;
  • Mecanismos de resiliência para lidar com as mudanças climáticas;
  • Sistemas alimentares sustentáveis;
  • Agricultura familiar e/ou pesca e aquicultura artesanal.
  • O concurso é organizado em parceria com as Frentes Parlamentares, que esperam promover o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase no ODS de nº 2 — erradicação da fome. Com apoio da FAO, a competição visa estimular reflexões e debates junto à opinião pública, além de reconhecer jornalistas que têm contribuído para informar sobre a importância do combate à má nutrição.

Para ter acesso às informações completas do concurso, datas, prêmios e requisitos, clique aqui.

O encontro dos legisladores onde serão apresentadas as reportagens acontecerá dos dias 25 a 27 de outubro no Uruguai.