Home  >>  Boas Práticas  >>  Tribunal de Contas de SP incentiva controle interno nos entes jurisdicionados

Boas Práticas

Tribunal de Contas de SP incentiva controle interno nos entes jurisdicionados

O que é a prática?

Tribunal de Contas de São Paulo recomenda, em manual, que a Administração Pública adote práticas que melhorem as rotinas e procedimentos de suas atribuições e responsabilidades e permita o acompanhamento sistemático das atividades desenvolvidas durante o período de elaboração do relatório de controle interno.

Quando ocorreu?

Elaborado em 2013, o manual passou por atualização em 2015 em decorrência de um Seminário de Controle Interno realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo em 2014, e foi reimpresso e atualizado em dezembro de 2016.

Onde ocorreu?

A prática ocorreu no Estado de São Paulo

Porque?

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo percebeu, assim como grandes parte dos gestores, que os erros encontrados ou ilegalidades da administração advém da pouca ação preventiva no controle. Se o problema já ocorreu, revê-lo e corrigi-lo será muito mais trabalhoso. “Os resultados da atuação do controle interno tendem a ser mais exitosos à medida que os procedimentos de acompanhamento se façam de forma preventiva ou concomitante ao ato”, argumentou o Secretário-Diretor Geral do TCE, Sérgio Ciquera Rossi.

Leia a boa prática na íntegra aqui.