Home  >>  Boas Práticas  >>  Social  >>  Implementação do Censo Suas melhora qualidade de oferta de serviços

Social

Implementação do Censo Suas melhora qualidade de oferta de serviços

On fevereiro 11, 2016, Posted by , In Social, By ,,, , With No Comments

O que é a pratica?
O Censo Suas é um processo de monitoramento que coleta dados por meio de um formulário eletrônico preenchido pelas secretarias e conselhos de Assistência Social. É realizado anualmente desde 2007, por meio de uma ação integrada entre a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação. Esse processo alcançou sua maturidade com a incorporação de novos questionários para a coleta de informações sobre órgãos gestores, Conselhos e entidades privadas de Assistência Social. Assim, a Assistência Social aprimorou seu processo de tomada de decisão, expandindo a rede e a cobertura dos serviços. Com os indicadores e as metas de desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), apurados com base no Censo, foram retroalimentados ações e projetos de assistência social, instituídos processos gradativos de adequação dos serviços às normas e constituídos processos de planejamento para melhor ia da gestão e do controle social do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Quando ocorreu?
Iniciativa implementada em 2007

Onde Ocorreu?
Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Porque?
A necessidade de estruturação de um processo para o acompanhamento da efetividade da aplicação dos recursos federais e da qualidade da oferta dos serviços socioassistenciais foi o catalisador da implementação do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas).
A utilização das informações produzidas com base nos dados do Censo Suas tem balizado os processos de negociação e pactuação relacionados à partilha de recursos e de compromissos relacionados à melhoria da qualidade da oferta de serviços.

Clique aqui e leia mais.