Home  >>  Boas Práticas  >>  Segurança e participação no mundo virtual: um estudo das estratégias de participação comunitária na internet

Boas Práticas

Segurança e participação no mundo virtual: um estudo das estratégias de participação comunitária na internet

On outubro 5, 2016, Posted by , In Boas Práticas,Gestão, With No Comments

Este trabalho tem por objetivo examinar a dinâmica da participação comunitária usando ferramentas virtuais a partir da experiência dos Conselhos Comunitários de Segurança (CCS). Para tanto, analisaremos duas experiências adotadas pela Coordenadoria dos CCS, do Instituto de Segurança Pública: 1) a organização de uma fanpage para os conselhos, visando a ampliação da interação entre os mesmos e 2) a implantação e consolidação do “Sistema de Atas Eletrônicas”, cujo objetivo é padronizar a construção de atas de reuniões ajudando a construir dados sobre segurança pública a partir desse documento.

Ambas as estratégias tiveram a intenção de ampliar a participação da sociedade no processo de construção de políticas públicas no campo da segurança no estado do Rio de Janeiro. Considerando essas duas experiências de gestão da participação, buscamos analisar os efeitos e os desafios encontrados na implementação dessas estratégias, privilegiando conhecer o impacto dessas ferramentas na participação comunitária.

Leia o artigo na íntegra.