Home  >>  Boas Práticas  >>  Saúde  >>  Nova tecnologia contribui para atendimento de pacientes em localidades remotas

Saúde

Nova tecnologia contribui para atendimento de pacientes em localidades remotas

O que é a pratica?
Por meio da implantação da teleassistência em rede foi possível melhorar o acesso da população a serviços especializados na área da saúde e, além disso, foi possível fixar profissionais em localidades remotas.

Quando ocorreu?
Inicialmente essa iniciativa foi uma pesquisa acadêmica universitária que resultou na criação da Rede de Teleassistência de Minas Gerais (2005), e foi transformada em política pública estadual denominada Tele Minas Saúde (2009).

Onde Ocorreu?
Estado de Minas Gerais.

Porque?
As regiões mais pobres em Minas Gerais se situam a grandes distâncias dos centros urbanos e dos grandes hospitais e serviços especializados. Isso tem como consequência o acesso restrito a especialistas da área da saúde, elevados custos de transporte e dificuldade de fixação de profissionais de saúde nessas regiões.
Nesse sentido, a telessaúde, a saúde exercida a distância por meio de tecnologias de informação e comunicação em saúde, contribui para aproximar o conhecimento especializado e os profissionais de saúde remotos para suporte nas atividades clínicas rotineiras. Com mais segurança, esses profissionais tornam o serviço mais resolutivo, pois encaminham um número menor de pacientes para tratamento fora do município e melhoram a qualidade da assistência.

Clique aqui e leia mais.