Home  >>  Boas Práticas  >>  Saúde  >>  Mudança no processo de aquisição de equipamentos médicos garante mais agilidade no atendimento

Saúde

Mudança no processo de aquisição de equipamentos médicos garante mais agilidade no atendimento

O que é a pratica?
A iniciativa consiste na mudança da forma de aquisição de equipamento médico de grande porte (EMGP), pela adoção da contratação em regime Turnkey*. O objetivo principal foi reduzir o tempo de instalação dos EMGP para diagnóstico e tratamento, assegurando a oferta de serviços de saúde à população de forma mais ágil. A iniciativa foi motivada pela necessidade de cumprir prazos e custos planejados nos projetos de aquisição e instalação de novos EMGP, o que não vinha sendo alcançado dentro do modelo tradicional. O objetivo foi alcançado, bem como objetivos secundários, incluindo: não admitir equipamento novo encaixotado na instituição; assegurar a execução dos projetos de aquisição de EMGP dentro dos custos aprovados e programados, e alcançar custos globais menores com a seleção da melhor oferta global. O projeto foi incorporado na instituição como um programa e vem sendo compartilhado com outros órgãos.
* A empresa contratada se responsabiliza por todo o empreendimento, desde o projeto até o início da operação.

Quando ocorreu?
Janeiro de 2008 (data do início da implementação da iniciativa)

Onde Ocorreu?
Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Porque?
Considerando que na área da saúde pública existe um importante déficit entre oferta e demanda, em especial para acesso aos procedimentos de alta complexidade, que empregam equipamentos de grande porte, o atraso na instalação de um equipamento ganha uma dimensão maior, que deve estar sob a atenção do gestor público.

Clique aqui e leia mais.