Home  >>  Boas Práticas  >>  Projeto Aliança Municipal pela Competitividade busca Governança em Rede

Boas Práticas

Projeto Aliança Municipal pela Competitividade busca Governança em Rede

O que é a Prática?

O Projeto Aliança Municipal pela Competitividade acontece através do governo do estado de Goiás e seus municípios na tentativa de criar uma governança estratégica entre Estado e Municípios para convergência de esforços em prol de políticas pública mais competitivas por meio de planejamento e atuação integrados. A prática busca definir uma estratégia comum para orientar o gerenciamento do presente e a construção do futuro a partir do estabelecimento de metas alcançáveis.

Quando Ocorreu?

O Projeto Aliança Municipal pela Competitividade teve seu início em 2015, quando um diagnóstico informou que resultados efetivos no Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador deveria ser desmembrado entre os municípios.

Onde Ocorreu?

A prática ocorreu em Goiás.

Por que?

Desde 2015, o Governo do Estado de Goiás vem avançando na implantação de uma estratégia imediata para o período de 2016 a 2018, denominada Goiás Mais Competitivo e Inovador – GMCI. Esta estratégia identificou, por meio de interações com órgãos setoriais e com base no Diagnóstico Situacional do Estado, os principais desafios e oportunidades para o avanço da competitividade do Estado neste horizonte temporal.

Notadamente nas áreas da educação e saúde, mas também no âmbito da segurança e da habitação, o alcance de resultados depende da complementaridade e da sinergia das intervenções dos poderes públicos municipais e estadual. Portanto, a Aliança Municipal pela Competitividade é um desdobramento do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador, com objetivo de promover a convergência de esforços entre o estado de Goiás e os municípios goianos, por meio de um planejamento e atuação integrados, no intuito de melhorar indicadores sociais que impactam positivamente na qualidade de vida do cidadão.