Home  >>  Boas Práticas  >>  Meio Ambiente  >>  Parceria público-privada contribui no tratamento dos resíduos sólidos em Minas Gerais

Meio Ambiente

Parceria público-privada contribui no tratamento dos resíduos sólidos em Minas Gerais

O que é a pratica?
Prestação, via PPP, dos serviços de transbordo, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos urbanos na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e Colar Metropolitano. Tal ação gera como resultado os resíduos sólidos urbanos tratados de forma correta, sustentável e com aproveitamento energético dos gases gerados em aterros sanitários.

Quando ocorreu?

Em 06 de maio de 2010, durante o 27º Congresso Mineiro de Municípios, a moção foi aprovada. A mesma versava sobre a necessidade de participação do Governo do Estado na implementação de soluções sustentáveis para a gestão de resíduos sólidos em Minas Gerais.

Onde Ocorreu?
Nos seguintes municípios do estado de Minas Gerais:
Baldim
Barão de Cocais
Belo Vale
Betim
Bonfim
Caeté
Capim Branco
Confins
Contagem
Esmeraldas
Florestal
Fortaleza de Minas
Funilândia
Ibirité
Igarapé
Inhaúma
Itaguara
Itatiaiuçu
Itaúna
Jabuticatubas
Juatuba
Lagoa Santa
Mateus Leme
Matozinhos
Moeda
Mário Campos
Nova Lima
Nova União
Pará de Minas
Pedro Leopoldo
Prudente de Morais
Raposos
Ribeirão das Neves
Rio Acima
Rio Manso
Santa Bárbara
Santa Luzia
Sarzedo
Sete Lagoas
São Joaquim de Bicas
São José da Lapa
São José da Varginha
Taquaraçu de Minas

Porque?
Dentre seus dispositivos mais relevantes, a Política Nacional de Resíduos Sólidos fixou o prazo de agosto de 2014 para que os municípios eliminassem os lixões e aterros controlados ainda em operação no país. Naquele momento, cerca de 65% de municípios que integravam a RMBH e o Colar Metropolitano dispunham diariamente seus resíduos sólidos urbanos (RSU) de forma incorreta (em lixões ou aterros controlados), tornando clara a necessidade de melhoria das ações no setor.
Vale lembrar, ainda, que a Região Metropolitana de Belo Horizonte e seu respectivo Colar geram praticamente a metade de todos os RSU do Estado de Minas Gerais.

Clique aqui e leia mais.