Home  >>  Boas Práticas  >>  Medida adotada por governo de Minas fomenta negócios de pequenas e médias empresas

Boas Práticas

Medida adotada por governo de Minas fomenta negócios de pequenas e médias empresas

O presente artigo analisa que as microempresas e empresas de pequeno porte representam um grande potencial de geração de emprego e renda. Segundo o SEBRAE, elas são responsáveis por 99% dos estabelecimentos brasileiros, mais da metade dos empregos formais e por parte expressiva da massa de salários paga aos trabalhadores. Dessa forma, as contratações de pequenos fornecedores locais ajudaria a promover o desenvolvimento regionalizado, razão pela qual o governo de Minas Gerais adotou medidas que buscaram ampliar a participação e contração de pequenas empresas (MPE) nos processos de aquisições.

Assim, o objetivo deste artigo é avaliar como a política de fomento à participação de MPE impactou na participação e contratação delas no fornecimento de bens e serviços para administração pública estadual, de forma regionalizada. Além da obtenção de dados quantitativos (estatísticas) dos processos licitatórios, por meio de entrevistas buscou-se apreender as percepções dos gestores da política de fomento. Como resultado, observou-se a atuação de redes governamentais e empresariais em torno da política, assim como o incremento da participação e contratação de MPE nas compras governamentais mineiras.

Leia o artigo “O poder de compra em prol do desenvolvimento regional: as micro e pequenas empresas nas compras governamentais de Minas Gerais” e entenda a prática.