Home  >>  Boas Práticas  >>  Implantação de Creche Noturna em Laranjal Paulista/SP

Boas Práticas

Implantação de Creche Noturna em Laranjal Paulista/SP

On janeiro 4, 2017, Posted by , In Boas Práticas,Educação, With No Comments

O que é a prática?

A Prefeitura de Laranjal Paulista, cidade do interior de São Paulo executou várias ações para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Dentre outras ações na área social, procurou garantir vagas em creches e escolas públicas para praticamente todas as crianças e adolescentes do município. Ainda assim, a Prefeitura precisou analisar a solicitação de algumas mulheres que não se sentiam contempladas em seus direitos: algumas mulheres que trabalham nas diversas granjas existentes na cidade, a disponibilidade de vagas em creches e escolas diurnas não era suficiente, uma vez que sua atividade profissional desenrolava-se à noite e seus filhos, ainda que durante o dia tivessem acesso às escolas e creches, ficavam sozinhos nas noites. Elas pediam a criação de uma creche noturna.

Embora seja um município com boa arrecadação, o fato de não oferecer muitas alternativas de renda faz aumentar a demanda por ações públicas na área social.

Quando ocorreu?

A iniciativa ocorreu em 2005.

Onde ocorreu?

No município de Laranjal Paulista/SP

Porque?

Em Laranjal Paulista, interior do Estado de São Paulo, região do médio Tietê, estima-se em 430 o número de granjas que, desde meados dos anos 80, aderiram à cadeia produtiva do frango, produzindo para grandes avícolas da região. Laranjal está na região de Conchas, que produz anualmente cerca de 75 mil toneladas de frango em 1.750 granjas. Só em Laranjal estima-se que mais de 300 pessoas trabalham com a remoção dos frangos das granjas. A maioria dos trabalhadores residem especialmente numa área de vulnerabilidade, a Vila Zalla, próxima à rodovia Marechal Rondon e não distante do centro da cidade.