Home  >>  Boas Práticas  >>  Educação  >>  Inovação na consulta de textos acadêmicos da Capes facilita acesso a artigos e revistas cientificas

Educação

Inovação na consulta de textos acadêmicos da Capes facilita acesso a artigos e revistas cientificas

O que é a pratica?
Implementação do Portal de Periódicos da Capes disponibiliza às instituições de ensino superior e de pesquisa, conteúdo atualizado e de alta qualidade permitindo consultas e acesso aos textos completos de artigos publicados em mais de 23.000 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras e mais de 120 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Esta implementação visa oferecer às universidades, institutos de pesquisa e organizações governamentais, não governamentais e particulares, informação científica necessária à formação de recursos humanos de alto nível e desenvolvimento do conhecimento, tecnologia e inovação. O acesso à biblioteca eletrônica se dá via internet, por meio do site www.periodicos.capes.gov.br, de forma gratuita às organizações autorizadas.

Quando ocorreu?
A iniciativa foi implementada em novembro de 2000

Onde Ocorreu?
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes

Porque?
A pesquisa e pós-graduação brasileiras, no período que antecede a criação da política do Portal de Periódicos, foram marcadas pela dificuldade de manutenção de bibliotecas universitárias e de construção e ampliação de um acervo especializado completo e atualizado de periódicos científicos, pelas limitações orçamentárias e pelo alto custo dessas publicações. Nesse período, as universidades federais enfrentaram dificuldades para renovar as assinaturas dos periódicos científicos, que dão suporte à pesquisa e à formação na área de pós-graduação. Os prejuízos decorrentes dessa situação afetavam a pesquisa científica, a preparação e atualização das aulas, estudos, preparação de teses, dissertações e trabalhos de cursos.

Clique aqui e leia mais.