Home  >>  Boas Práticas  >>  Com as UMEIS, Belo Horizonte se transforma em referência nacional na educação infantil

Boas Práticas

Com as UMEIS, Belo Horizonte se transforma em referência nacional na educação infantil

O que é a Prática?

A Prefeitura de Belo Horizonte, através de parceria público-privada, oferece nas Unidades Municipais de Educação Infantil, também conhecidas como UMEIs, a inserção das crianças ao ambiente escolar antes mesmo da fase de aprendizado da leitura e da escrita. Além disso, as UMEIs oferecem alimentação de qualidade, noções de higiene pessoal e tratamento adequado às crianças que, se estivessem em casa, poderiam na companhia de alguém sem preparo, não ter a devida socialização e aprendizagem para a idade. Além disso, as UMEIs atendem uma necessidade antiga de mães que trabalham e precisam deixar os filhos em casa com tios, avós ou irmãos, nem sempre em condições de cuidar das crianças com devida atenção.

Por serem escolas infantis de muita qualidade, as UMEIs são disputadas até mesmo por pais de classe média alta, que teriam condições de pagar para os filhos uma escola particular.

A parceria foi desenvolvida e colocada em prática pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMDE) e a Secretaria Municipal de Educação (SMED), sob a forma de licitação pública, ficando então a cargo da concessionária vencedora pelo menor preço, a construção e administração das unidades escolares ao longo de 20 anos. A concessionária já é responsável por serviços como: manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, segurança, limpeza, sustentabilidade ambiental e compra de mobiliário. O resultado é a Secretaria Municipal de Educação ficar de fato com aquilo que a compete: o conteúdo educacional, deixando para o ente privado a conservação e manutenção das Unidades. Em abril foi inaugurada a 127º Unidade em Belo Horizonte. Algumas Unidades não fazem parte do escopo da parceria público-privada, mas frente o sucesso da iniciativa todas as Unidades buscam a mesma excelência na educação infantil.

Quando Ocorreu?

As UMEIs (Unidades Municipais de Educação Infantil) começaram a ser instauradas em Belo Horizonte no ano de 2010.

Onde Ocorreu?

Na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Porque?

As UMEIs foram pensadas como política pública de educação infantil na tentativa de atender um anseio da população: o ensino infantil integral e gratuito. Este projeto acabou por colocar Belo Horizonte como referência nacional em relação ao ensino infantil, a pré-alfabetização.