Home  >>  Boas Práticas  >>  A cidade de Santo André no estado de São Paulo cria Sistema de Indicadores para ampliar o alcance das políticas sociais

Boas Práticas

A cidade de Santo André no estado de São Paulo cria Sistema de Indicadores para ampliar o alcance das políticas sociais

On janeiro 11, 2017, Posted by , In Boas Práticas,Segurança Pública, With No Comments

O que é a prática?

A prática foi a criação de um “Observatório contemplando um Sistema de Indicadores para Gestão Social (SIGS), com o intuito de contextualizar e fornecer parâmetros para a aplicação de políticas sociais a partir da avaliação sistemática de perfis sociais, econômicos e ambientais das áreas de atendimento” no município.

Quando ocorreu?

A iniciativa foi divulgada em 2005

Onde ocorreu?

No município de Santo André/SP

Porque?

Indicadores geram informação, mas também é necessário inteligência para gerir a informação. “Os indicadores resultantes da iniciativa em Santo André consolidam a consulta realizada na busca pela informação e estabelecem parâmetros de periodicidade e conteúdo na geração de informações para o seguimento e a avaliação das políticas setoriais em execução. Desse modo, a implementação do Sistema inicia um processo de cultura organizacional de registro administrativo com vistas à avaliação de políticas sociais. Uma vez essa cultura incorporada ao aparelho de Estado, sua continuidade permitirá a avaliação dessas políticas para períodos extra-mandato, permitindo o aperfeiçoamento continuado dos seus conteúdos substantivos, mecanismos de gestão, coordenação e responsabilização compartilhada”.

Clique aqui e leia mais.