Home  >>  Boas Práticas  >>  Através da governança compartilhada e colaborativa, Pelotas se destaca na gestão da saúde pública

Boas Práticas

Através da governança compartilhada e colaborativa, Pelotas se destaca na gestão da saúde pública

Qual é a Prática?

A prática envolve atuar na gestão pública através do uso da governança compartilhada e colaborativa, tal como preconiza a Comunitas. A organização colaborou com a administração pública municipal de Pelotas no Rio Grande do Sul através da Rede Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável. O planejamento estratégico bem como o escritório de projetos foram pensados pela prefeitura com o apoio da Comunitas. Através dessas ferramentas de gestão, Pelotas possui hoje a chamada “Rede Bem Cuidar” que busca a melhoria do sistema de saúde local.

Onde ela Ocorre?

A boa prática ocorre em Pelotas/RS.

Quando ela Ocorreu?

A boa prática teve início na gestão da atual prefeita de Pelotas.

Por que?

A Prefeitura de Pelotas identificou que parte das reclamações dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) não estava diretamente relacionada ao tipo ou à qualidade de atendimento oferecido, mas sim ao fato de que o cidadão não tinha acesso à informação correta sobre os serviços. A solução foi viabilizada pelo Programa Juntos com a criação do Clique Saúde.

Clique aqui e leia na íntegra.