Home  >>  Boas Práticas  >>  As Boas Práticas de Governança: um Estudo Sobre a Transparência e Prestação de Contas Nas OSCIPs do RS

Boas Práticas

As Boas Práticas de Governança: um Estudo Sobre a Transparência e Prestação de Contas Nas OSCIPs do RS

On dezembro 14, 2016, Posted by , In Boas Práticas,Gestão, By ,, , With No Comments

Objetivo desse estudo foi identificar quais são as informações disponibilizadas pelas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips) do Estado do Rio Grande do Sul, como prestação de contas, aos seus públicos de interesse, em seus sítios de internet. A amostra foi de 89 organizações. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa e a coleta de evidências, bibliográfica, documental e observação não-participante nos sites das Oscips. As evidências foram tratadas por meio de estatística descritiva e análise de conteúdo.

Os resultados sugerem que as informações evidenciadas são insuficientes para se caracterizar como adequadas à prestação de contas aos seus stakeholders, o que demonstra a falta de transparência e a necessidade de melhoria do seu sistema de governança, principalmente no atendimento aos princípios de transparência e de prestação de contas. Essa pesquisa limitou-se às informações disponíveis nos sítios de internet, sem acesso às evidências restritas às dependências das organizações e aos seus membros, o que remete a necessidade de outras pesquisas sobre esse tema.